Pode-se dizer que a anatomia humana faz parte do campo da biologia que através da aplicação e também da dissecação de outras técnicas, estuda os sistemas do corpo humano e suas grandes estruturas, assim revela sua organização. Pode ser dividida em duas disciplinas que são: a anatomia setorial, regional, e a anatomia sistemática ou topográfica do corpo humano.
Como podemos visualizar no parágrafo anterior, a anatomia humana é dividida em duas partes que é a anatomia setorial e a anatomia sistemática. A diferença entre as duas é que na anatomia setorial divide-se a estrutura corpórea em grupos: cabeça e pescoço, membro superior, tórax e abdômen, coluna vertebral, pelve e períneo e membro inferior. Já a anatomia sistemática divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, tegumentar, linfático, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, ósseo e excretor.
Nervos
O nosso sistema nervoso periférico é constituído de nervos, de terminações nervosas e nervos gânglios. Ele se responsabiliza pela condução de estímulos ao sistema nervoso central ou emissão de respostas, em órgãos específicos. As fibras nervosas e o tecido conjuntivo formam os nervos, e eles se responsabilizam pela transmissão de impulsos para o sistema nervoso central (SNC). São respectivamente, fibras sensoriais e fibras motoras, as sensorias levam impulsos de suas próprias células para o SNC, e as motoras são responsáveis por destinar os impulsos do SNC para os músculos.
Os nervos se distribuem por todo corpo a partir da medula espinal ( 31 pares de nervos espinais, ou raquidianos); ou do encéfalo ( 12 pares de nervos cranianos ). Nervos raquidianos se ligam a células sensoriais e, também, a músculos do corpo. Já os nervos cranianos são ligados a orgãos do sentido e músculos do corpo.
Sangue
O tecido sanguíneo é constituído de plasma e glóbulos sanguíneos, ou seja, duas fases. Ele é essencial para a manutenção de nossas vidas, pois ele é o transportador de nutrientes, oxigênio, neurotransmissores, hormônios e imunuglobinas, além de substâncias tôxicas para serem eliminadas, e também exerce papéis relacionados à defesa imuglobina e coagulação. Um adulto possui em seu organismo aproximadamente, cinco litros de sangue (1/12 do peso do seu corpo).
Os glóbulos sanguíneos possuem sua gênese no tecido reticular, sendo as hemácias as que existem em maiores quantidades, transportam oxigênio vindo dos pulmões para os tecidos corporais. Os Leucócitos já possuem núcleo, e possuem tamanho bem maior do que as hemácias, eles são responsáveis pelo ataque e destruição de agentes invasores. Plaquetas, são partículas pequenas, constituídas de fragmentos de células chamadas de megacariócitos, fazem parte da medula óssea e do baço, são também responsáveis pela coagulação sanguínea.
Fígado
O fígado é o órgão principal do nosso sistema digestivo, ele produz a bile que são substâncias que emulsionam gorduras. É considerado a maior glândula mista do nosso corpo humano ( uma glândula endócrina e outra exócrina ), consequentemente libera secreções em sistema de canais para a superfície externa, ou também no sangue ou nos vasos linfáticos.
Localiza-se na parte superior da cavidade abdominal, logo abaixo de nosso diafragma, região denominada de hipocôndrio direto. Ele tem as funções de armazenamento e liberação de glicose, atuação na conversão de amônia em uréia, produção de substâncias precursoras nas plaquetas, elimina drogas e toxinas e destruição de hemácias.
Saliva
A saliva é uma substância que é produzida pelas glândulas salivares com a função de umidecer os alimentos e ajudar na digestão, rezumindo a principal função dela é lubrificar a mucosa da boca e envolver os alimentos mastigados. Ela também funciona como um detergente bucal, pois ela cria uma camada antiardente composta por um conjunto de enzimas que envolvem e protegem os dentes.

Ruschel,apesar de seu texto estar comprido você explicou muito bem os órgãos e sistemas do corpo humano.destaco principalmente o fígado porque esta diretamente ligado a nosso sistema digestivo.
ResponderExcluirUns dos textos mais diferentes eu digo, porque tu usou uma parte do nosso dia-a-dia muito inteligente, e que com certeza como muitos outros contém um papel muito importante no deselvovimento diário dos seres vivos!
ResponderExcluir