segunda-feira, 28 de junho de 2010
Tarefa 3:
Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui intuitivamente, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia.
O aquecimento global ocorre através de alterações climáticas do planeta Terra. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias, que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades, e a poluição se localiza pelo ar, mar, por jogar lixo na rua, etc.
O desmatamento também é um problema ambiental que atinge o planeta Terra, homens desmatam a natureza prejudicando ela, a extinção de espécies que cada vez vem sendo maior, e nosso planeta que cada vez está mais lotado, conforme pesquisas realizadas, a cada segundo nasce três novos habitantes em nosso planeta.
Nos dias atuais, podemos melhorar nosso planeta com atitudes bastante úteis, como por exemplo, não desmatarmos a natureza, não jogar lixo na rua para evitar a poluição, não disperdiçarmos água pois sem ela não consegueríamos viver.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Se importamos com marca ?
Ao lermos o poema do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, podemos refletir que o pensamento dele é bastante coerente, pois hoje em dia as pessoas se preocupam muito mais em usar produtos de marca sem se importar com a qualidade, que usarem algo que não seja de uma marca famosa mas de certa maneira seja muito útil para nosso dia a dia da mesma forma que é o da marca mais valorizada.
Quando vamos em uma loja para procurar roupas, sempre olhamos a qualidade e o preço, mas pode-se dizer que muitas vezes quando compramos algo o que é mais caro é mais qualificado e consequentemente é de uma marca famosa, mas se pararmos para pensar o que é de uma marca de menor expressão também pode ser qualificado para usarmos e tem a vantagem de ter um preço bastante assessível, então, por que não usamos produtos de marcas de menor expressão?
Eis a questão, hoje em dia vivemos em um mundo consumista, onde as pessoas querem comprar coisas sem ter a necessidade de usá-las, e assim compram roupas de marca para estar na moda, e a única maneira que temos de solucionar isto, vem do pensamento de cada pessoa, pois se pensarmos de uma maneira diferente, valorizando o que temos, podemos reverter este quadro positivamente, fazendo um mundo sem este consumo excessivo, e as pessoas se importarem pelo que são, não pelo que estão vestindo.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
domingo, 9 de maio de 2010
O vídeo mostra de uma forma bastante diversificada o surgimento das células tronco, e desta maneira proporciona um entendimento eficaz aos telespectadores do assunto, é interessante que as pessoas fiquem sabendo disso, pois ela é muito importante em várias doenças, pois muitas vezes a célula tronco pode ser a cura de doenças.
As células-tronco, são chamadas também de células-mãe, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
As células tronco possuem pesquisas que nas quais o principal objetivo, é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. Em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico. A biologia do desenvolvimento é a da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases. Abrange o crescimento e a diferenciação celular, e a morfogênese.
Em um embrião que está em desenvolvimento, pode-se diferenciar em tipos de tecidos especializados as célular tronco. As células tronco e as células progenitoras quando atuam em organismos adultos, atuam como um sistema de reparo para o corpo, tornando a povoar novamente as células especializadas. Como as células tronco podem rapidamente crescer e se transformar em células especializadas com características consistentes com células de vários tecidos, como músculos ou nervos, seu uso nas terapias médicas tem sido proposta. Em particular, as linhagens de células tronco embrionárias, elas são de origem da clonagem terapêutica e células tronco adultas do cordão umbilical ou da medula óssea são candidatas promissoras.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Pode-se dizer que a anatomia humana faz parte do campo da biologia que através da aplicação e também da dissecação de outras técnicas, estuda os sistemas do corpo humano e suas grandes estruturas, assim revela sua organização. Pode ser dividida em duas disciplinas que são: a anatomia setorial, regional, e a anatomia sistemática ou topográfica do corpo humano.
Como podemos visualizar no parágrafo anterior, a anatomia humana é dividida em duas partes que é a anatomia setorial e a anatomia sistemática. A diferença entre as duas é que na anatomia setorial divide-se a estrutura corpórea em grupos: cabeça e pescoço, membro superior, tórax e abdômen, coluna vertebral, pelve e períneo e membro inferior. Já a anatomia sistemática divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, tegumentar, linfático, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, ósseo e excretor.
Nervos
O nosso sistema nervoso periférico é constituído de nervos, de terminações nervosas e nervos gânglios. Ele se responsabiliza pela condução de estímulos ao sistema nervoso central ou emissão de respostas, em órgãos específicos. As fibras nervosas e o tecido conjuntivo formam os nervos, e eles se responsabilizam pela transmissão de impulsos para o sistema nervoso central (SNC). São respectivamente, fibras sensoriais e fibras motoras, as sensorias levam impulsos de suas próprias células para o SNC, e as motoras são responsáveis por destinar os impulsos do SNC para os músculos.
Os nervos se distribuem por todo corpo a partir da medula espinal ( 31 pares de nervos espinais, ou raquidianos); ou do encéfalo ( 12 pares de nervos cranianos ). Nervos raquidianos se ligam a células sensoriais e, também, a músculos do corpo. Já os nervos cranianos são ligados a orgãos do sentido e músculos do corpo.
Sangue
O tecido sanguíneo é constituído de plasma e glóbulos sanguíneos, ou seja, duas fases. Ele é essencial para a manutenção de nossas vidas, pois ele é o transportador de nutrientes, oxigênio, neurotransmissores, hormônios e imunuglobinas, além de substâncias tôxicas para serem eliminadas, e também exerce papéis relacionados à defesa imuglobina e coagulação. Um adulto possui em seu organismo aproximadamente, cinco litros de sangue (1/12 do peso do seu corpo).
Os glóbulos sanguíneos possuem sua gênese no tecido reticular, sendo as hemácias as que existem em maiores quantidades, transportam oxigênio vindo dos pulmões para os tecidos corporais. Os Leucócitos já possuem núcleo, e possuem tamanho bem maior do que as hemácias, eles são responsáveis pelo ataque e destruição de agentes invasores. Plaquetas, são partículas pequenas, constituídas de fragmentos de células chamadas de megacariócitos, fazem parte da medula óssea e do baço, são também responsáveis pela coagulação sanguínea.
Fígado
O fígado é o órgão principal do nosso sistema digestivo, ele produz a bile que são substâncias que emulsionam gorduras. É considerado a maior glândula mista do nosso corpo humano ( uma glândula endócrina e outra exócrina ), consequentemente libera secreções em sistema de canais para a superfície externa, ou também no sangue ou nos vasos linfáticos.
Localiza-se na parte superior da cavidade abdominal, logo abaixo de nosso diafragma, região denominada de hipocôndrio direto. Ele tem as funções de armazenamento e liberação de glicose, atuação na conversão de amônia em uréia, produção de substâncias precursoras nas plaquetas, elimina drogas e toxinas e destruição de hemácias.
Saliva
A saliva é uma substância que é produzida pelas glândulas salivares com a função de umidecer os alimentos e ajudar na digestão, rezumindo a principal função dela é lubrificar a mucosa da boca e envolver os alimentos mastigados. Ela também funciona como um detergente bucal, pois ela cria uma camada antiardente composta por um conjunto de enzimas que envolvem e protegem os dentes.
