segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tarefa 3:

Conforme a pesquisa feita pelo site http://www.oeco.com.br/calculadora, teve como resultado que minha pegada ecologica, se todos vivessem como eu vivo, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano, e para sustentar meu estilo de vida, toma-se dois hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra , a maior área da minha pegada seguindo esta ordem é de alimentos, transportes e serviços.

Ecologia é um conceito que a maioria das pessoas já possui intuitivamente, ou seja, sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o homem, pode existir autonomamente sem interagir com outros ou mesmo com ambiente físico no qual ele se encontra. Ao estudo dessas inter-relações entre organismos e o seu meio físico chama-se Ecologia.

O aquecimento global ocorre através de alterações climáticas do planeta Terra. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias, que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades, e a poluição se localiza pelo ar, mar, por jogar lixo na rua, etc.

O desmatamento também é um problema ambiental que atinge o planeta Terra, homens desmatam a natureza prejudicando ela, a extinção de espécies que cada vez vem sendo maior, e nosso planeta que cada vez está mais lotado, conforme pesquisas realizadas, a cada segundo nasce três novos habitantes em nosso planeta.

Nos dias atuais, podemos melhorar nosso planeta com atitudes bastante úteis, como por exemplo, não desmatarmos a natureza, não jogar lixo na rua para evitar a poluição, não disperdiçarmos água pois sem ela não consegueríamos viver.

2 comentários:

  1. Muito bom sua postagem, conceitos bem explicados e bastante exemplificado suas informações, gostei !

    ResponderExcluir
  2. Uma otima forma vc utilizou para simplificar um assunto tao abrangente e tao complicado.Creio que devia te demostrado como combater estes terriveis problemas

    ResponderExcluir